sábado, 29 de junho de 2013

Aulas de julho- Atividades a serem desenvolvidas por acadêmicos da UFMS



1)APESAR DE UTILIZADO PARA A PURIFICAÇÃO DA ÁGUA, EM QUE CONDIÇÕES O CLORO PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE DA POPULAÇÃO?
Acadêmica: Tamires Kéller Marques Arruda
Este artigo aborda uma questão comumente conhecida, o uso do cloro no tratamento da água. A cloração tem sido a principal forma de desinfecção praticadas das estações de tratamento tanto por ser o único produto químico economicamente viável para a utilização em grande escala nas estações de tratamento, é um eficiente desinfetante impedindo a proliferação de bactérias transportadas pela água que causa inúmeras doenças. Portanto, a cloração da água para consumo humano contribuiu para a ampliação dos níveis de qualidade de vida da população mundial e se torna prejudicial quando adicionado em grande concentração. Portanto, a cloração da água para consumo humano contribuiu para a ampliação dos níveis de qualidade de vida da população mundial e se torna prejudicial quando adicionado em grande concentração.
Palavras-chaves: Cloro- Tratamento da água-Cloração.
2)CHEIRO DE QUÍMICA
Acadêmica: Aline Sousa Herrero
Rezende, C. M.; Há algo no ar, a química e os perfumes, Ciência Hoje, volume 48, número 283, p27-31, julho de 2010.
Palavras chave: perfume, quiralidade, química sintética.
Nas civilizações mesopotâmicas encontram-se os primeiros recipientes de incenso, na antiguidade, em artigos relacionados a religião e também de estética. Os perfumes são formados pela mistura de oito grandes grupos classificados por características olfativas. Seu aroma é dado pelas reações que o composto realiza ao chegar ao olfato e identificadas pelo cérebro. Para químicos, cria-se a necessidade de obterem-se novos meios de obtenção de fragrâncias sem destruir matéria prima, a química torna-se central com tais conhecimentos na obtenção de melhor qualidade nos produtos.

3) NÚCLEOS EXÓTICOS: ELOS EXTINTOS DA FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS NO UNIVERSO
Acadêmico: Jackson Florentino Centurião
A variedade de substâncias que compõem o mundo que nos cerca se origina da combinação dos elementos químicos, os quais comparecem na natureza em diferentes abundâncias. A origem dos elementos pesados esta relacionado com a formação de espécies exóticas durante as reações que acontecem nas estrelas, assim, o estudo desse tema proporciona uma abordagem sobre a estrutura atômica, radioatividade e as variedades dos elementos químicos existentes na natureza.

4) Como alguns animais conseguem andar pela parede sem cair? Um estudo sobre forças intermoleculares
Acadêmica: Isabel Máximo Corrêa de Alcântara
Você já se perguntou como a lagartixa consegue subir pelas paredes e andar pelo teto? Por que uma aranha não cai ao andar pelas paredes? Como alguns insetos podem andar sobre a água? Os animais utilizam diferentes técnicas para subir pelas paredes e andar pelo teto. Por muito tempo, acreditou-se que a incrível habilidade das lagartixas, de andar pelas paredes, se devia a existência de microventosas em suas patas. Entretanto, essa hipótese foi descartada quando se percebeu que elas também eram capazes de andar sob  superfícies muito lisas e molhadas, onde, supostamente, as microventosas não teriam aderência. O mistério começou a ser desvendado, e atualmente sabe-se que há um tipo de força atrativa entre as moléculas da parede e as patas da lagartixa e das aranhas,  conhecida como forças intermoleculares, que permitem que elas subam sem cair. Estas mesmas forças também criam uma tensão na superfície de líquidos permitindo que insetos possam andar sobre a água. Neste minicurso será tratado sobre forças intermoleculares e tensão superficial. A primeira imagem que nos vem à cabeça quando pensamos sobre os danos provocados pelas queimas de áreas de florestas são árvores sendo consumidas pelas chamas e animais fugindo. Mas as queimadas vão muito além disso. A fumaça produzida pode se espalhar, atingindo locais distantes do foco e levando consigo, os efeitos que são sentidos pelo meio ambiente e população. Neste minicurso trataremos sobre a Química da Atmosfera e os efeitos causados pela fumaça.
Palavras – chave: Química ambiental, gases, atmosfera.
5) IDENTIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA MEDICAMENTOS
Área de conhecimento: Química orgânica.  Publico alvo: 3º ano
Acadêmica: Cristiane Regine Vieira Rivarola
A humanidade utiliza, desde os tempos remotos, produtos naturais na busca por alívio e cura de doenças por meio da ingestão de ervas e folhas. Uma das maiores contribuições da química para o bem-estar da humanidade tem sido a produção de medicamentos como, por exemplo, os antibióticos que foram desenvolvidos mediante a síntese racional após o reconhecimento das propriedades antibacterianas da penicilina-G, derivada de metabólitos de microorganismos como os fungos. Ainda hoje, muitos fármacos comercializados utilizam insumos naturais em sua composição, contribuição dada por indígenas e povos primitivos (Viegas Jr. et al., 2006). Por intermédio de estudos na área da Química de fármacos, sabemos a relação entre as estruturas químicas de suas moléculas e as influências que elas têm sobre nossos corpos, sendo possível saber como alguns desses fármacos agem. Será realizada uma atividade experimental de identificação de grupos funcionais, tendo como amostras reais os medicamentos. A escolha do tema medicamentos proporciona a análise da estrutura química de princípios ativos, que são moléculas polifuncionais.
Palavras-chave: Funções orgânicas, medicamentos,