domingo, 20 de maio de 2012

trabalho 3º ano


ALUNOS DO TERCEIRO ANO  O LINK A SEGUIR LEVA AS ORIENTAÇÕES PARA O ÚNICO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO NO 2ºBIMESTRE: WEBQUEST SOBRE HPAs. 

A primeira versão da proposta de reportagem deve ser enviada até o dia 04/05/2012. O cumprimento do calendário é um dos ítens a serem avaliados. PROCUREM LER COM ATENÇÃO O ITEM PROCESSO E VISITAR AS PÁGINAS SUGERIDAS COMO RECURSOS.

bom trabalho para todos nesta nova jornada.

quarta-feira, 16 de maio de 2012


EXERCICIOS SOBRE MISTURAS DE SOLUÇÕES
1) Foram adicionados 300 mL de água a 200 mL de  uma solução de HCL 0,5 mol/L. A concentração em  quantidade de matéria da solução resultante é:

2)Calcule a concentração em quantidade de matéria de  uma solução obtida a partir de 1 L de solução de HCL  0,03 mol/L, à qual são acrescentados 500 mL de água  pura.


3)Juntando-se 100 g de solução a 20% em massa com 150 g de solução a 10% em massa, do mesmo soluto,  qual o título final?


4)Considere uma solução aquosa a 5%, em massa, de soluto. Calcule a massa de água que deve evaporar de 320 g dessa solução, a fim de que a solução resultante apresente 8% em massa de soluto.


5)Uma solução aquosa de HNO3 apresenta densidade 1,35 g/ml e 56%, em massa, de HNO3. Calcule o volume dessa solução necessário para que numa diluição conveniente forneça 300 ml de solução 0,6 mol/L.




6) Um dos grandes problemas das navegações do século XVI referia-se à limitação de água potável que era possível transportar numa embarcação. Imagine uma situação de emergência em que restaram apenas 300 litros (L) de água potável (considere-a completamente isenta de eletrólitos).  A água do mar não é apropriada para o consumo devido à grande concentração de NaCl (25 g/L), porém o soro fisiológico (10 g NaCl/L) é. Se os navegantes tivessem conhecimento da composição do soro fisiológico, poderiam usar a água potável para diluir a água do mar de modo a obter soro e assim teriam um volume maior de líquido para beber. Que volume total de soro seria obtido com a diluição se todos os 300 litros de água potável fossem utilizados para este fim? 

terça-feira, 8 de maio de 2012

mistura de soluções 2°ano


Mistura de Soluções
 Assim como visto em diluição das soluções, a misturas de soluções está bastante presente no nosso cotidiano. Misturamos café com leite no café da manhã; misturamos suco de limão com cachaça para fazemos uma caipirinha. É também comum num laboratório ocorrer misturas (mais até que diluições). As misturas podem ser feitas com soluções de mesmo ou de diferentes solutos (nesse último caso, poderá ocorrer reação ou não entre os solutos). São exatamente esses casos que veremos. Em todos os casos consideremos que o solvente é o mesmo.
→ Misturas de soluções de mesmo soluto
  • quando misturamos soluções de mesmo soluto, obtemos uma nova solução de concentração intermediária às das soluções misturadas. Nesse caso, a massa total de soluto da solução final será a soma das massas dos solutos das soluções iniciais. Da mesma forma, o volume final será a soma dos volumes das soluções iniciais. Consequentemente temos:
   CFINAL = C1V1 + C2V2
                      V1 + V2
→ Misturas de soluções de solutos diferentes
  • Esse é um tipo de mistura bastante complicada. Se os solutos não reagem, não podemos somar as quantidades de matéria. Devemos nesse caso considerar cada soluto separadamente na solução. Essa mistura é comum quando misturamos base com base, ácido com ácido.
Já se houver reação química, e não uma simples mistura, os problemas serão resolvidos com a ajuda da estequiometria. Porém, pode ocorrer duas situações:
1ª: os dois solutos estão em quantidades exatas para reagir (proporções estequiométricas). Reagem totalmente;
2ª: os dois solutos estão em quantidades diferentes para reagir. Nesse caso, haverá sobra de um deles.
Essas misturas são comuns de ácidos com bases, sais e ácidos, bases e sais.

Mistura de soluções no vestibular

(UEL – PR) Misturam-se 200 ml de solução de hidróxido de potássio de concentração 5,0g/L com 300 ml de solução de mesma base com concentração 4,0g/L. A concentração final em g/L é: resolução
  CFINAL = C1V1 + C2V2     =   5,0.200 + 4,0.300  =  1000+ 1200     = 2200= 4,4 g/l
                      V1 + V2              200 + 300                     500                  500

(UFRN) 150 ml de ácido clorídrico (HCl) de molaridade desconhecida são misturados a 350 ml do mesmo ácido a 2 M, dando uma solução de 2,9 M. Qual a molaridade do ácido inicial? resolva você agora.

domingo, 6 de maio de 2012

CALENDÁRIO DE PROVAS 2º BIMESTRE ANO LETIVO 2012.

        NOTURNO



TURMA
PROVA 01
PROVA 02
1ºANO  J
24/05/2012 quinta-feira
28/06/2012 quinta-feira
1ºANO
L
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
1ºANO M
24/05/2012 quinta-feira
28/06/2012 quinta-feira
2ºANO F
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
2ºANO G
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
3ºANO D
22/05/2012 terça-feira
26/06/2012 terça-feira
3ºANO E
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
2º ANEXO
23/05/2012 quarta-feira
27/06/2012 quarta-feira

CALENDÁRIO DE PROVAS 2º BIMESTRE ANO LETIVO 2012.


                                                   MATUTINO

TURMA
PROVA 01
PROVA 02
1º ANO A
23/05/2012 quarta-feira
27/06/2012 quarta-feira
1ºANO B
23/05/2012 quarta-feira
27/06/2012 quarta-feira
1ºANO C
23/05/2012 quarta-feira
27/06/2012 quarta-feira
2ºANO A
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
2ºANO B
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira
2ºANO C
24/05/2012 quinta-feira
28/06/2012 quinta-feira
2ºANO D
24/05/2012 quinta-feira
28/06/2012 quinta-feira
3º ANO A
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira

3ºANO B
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira

3ºANO C
21/05/2012 segunda-feira
25/06/2012 segunda-feira

2º Ano Trabalho 2º Bimestre


Entregar até o 05/06/2012 para alunos que pretendem fazer por escrito. Após essa data só será aceito por-e-mail. Para  alunos que optarem por enviar no e-mail, devem fazê-lo entre o dia 06/06/2012  e o dia 07/06/2012. Para os alunos que desejam enviar por e-mail devem tomar cuidado com a formatação e não pode esquecer-se de inserir no trabalho o nome de todos os alunos do grupo e  CONVERTER  para o  formato PDF.

O TRABALHO CONSISTE EM RESPONDER TODAS AS QUESTÕES FORMULADAS AO FINAL DO TEXTO DA PÁGINA 40 E DEVE SER FEITO EM GRUPOS DE 5 ALUNOS. O TEMA TRATADO NESSE TRABALHO SERÁ CONTEÚDO DA PROVA 1 E DA PROVA 2.

1º Ano Trabalho 2º Bimestre


Entregar até o 05/06/2012 para alunos que pretendem fazer por escrito. Após essa data só será aceito por-e-mail. Para  alunos que optarem por enviar no e-mail, devem fazê-lo entre o dia 06/06/2012  e o dia 08/06/2012. Para os alunos que desejam enviar por e-mail devem tomar cuidado com a formatação e não pode esquecer-se de inserir no trabalho o nome de todos alunos do grupo e CONVERTER para formato PDF.

TEMA DO TRABALHO;
·         ÁTOMOS E MOLÉCULAS : ENTIDADES DE UM MUNDO QUASE ALÉM DA IMAGINAÇÃO –PÁGINA 76. RESPONDER AS QUESTÕES FEITAS AO FINAL DO TEXTO.
·         O QUE É NANOTECNOLOGIA ? PÁGINA 93-94-95. RESPONDER AS QUESTÕES FEITAS AO FINAL DO TEXTO.
O TRABALHO CONSISTE EM RESPONDER TODAS AS QUESTÕES FORMULADAS AO FINAL DE CADA TEXTO E DEVE SER FEITO EM GRUPOS DE 5 ALUNOS. OS TEMAS TRATADOS NESSE TRABALHO SERÃO TAMBEM CONTEUDOS DA PROVA 1 E DA PROVA 2.